Resenha - Crepúsculo (livro)

10/19/2015 06:00:00 PMBia Coelho




Olá! 
Recentemente eu li Crepúsculo e fiquei fascinada pelo livro, tão fascinada que quis compartilhar com vocês um pouquinho da história, então decidi fazer esta resenha. Espero que gostem e se você já leu e quer falar um pouquinho sobre a sua experiência nessa leitura, pode nos mandar um comentário aqui no blog, um e-mail ou mensagens no twitter, facebook ou instagram. O que você preferir ;) Bora lá?

O livro é da autora Stephenie Meyer, lançado aqui no Brasil no ano de 2008 pela editora Intrínseca.

Sinopse


"De três coisas eu estava convicta. 

Primeira, Edward era um vampiro.

Segunda, havia uma parte dele - e eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue.
E terceira, eu estava incondicionalmente apaixonada por ele."




Resenha
(Contém alguns spoilers)

Antes mesmo de Bella chegar a Forks ela já estava "condenando" o lugar. A cidade que foi embora com sua mãe quando ainda era pequena e que ela odiava, mas seu pai ainda mora lá, o que a faz ter de frequentar o lugar. Mas desta vez ela vai para Forks realmente para ficar, pelo menos por um tempo. Decide ir morar com seu pai para ver a felicidade de sua mãe, que namora um jogador de beisebol, chamado Phil e que por conta do trabalho viaja muito e sua mãe quer acompanhá-lo, o que não aconteceria se Bella continuasse em Phoenix. Assim que Bella chega a Forks a autora mostra ao leitor que sua relação com o pai não é lá aquela coisa, os dois se amam, mas não tem a intimidade que um pai e uma filha costumariam ter.
Já no primeiro dia de aula Bella conhece algumas pessoas, Jessica, Mike... Mas o que realmente a intriga são os Cullen, e o que ela percebe é que eles não chamam a atenção apenas dela, mas de toda a escola, toda a cidade. A família com um ar superior, inatingível para pessoas normais como eles, que aparentemente não tinham nada de especial. A família não parecia se interessar por nada, e ainda tinha o fato estranho de que, embora tivessem bandejas cheias de comida nunca comiam nem tocavam-na. Mas para a surpresa de Bella, Edward Cullen, o filho adotivo mais novo da família se torna seu parceiro na aula de biologia, mas neste primeiro contato ele não parece nem um pouco agradável aos olhos de Bella, já que tenta se afastar dela o máximo que pode, e é a partir da aí que sua curiosidade e sua obsessão, digamos assim, por ele começam.
Não vou mentir, sempre tive vontade de ler Crepúsculo, desde a primeira vez que assisti aos filmes, e olha, inicialmente eu nem assisti na ordem certa, o primeiro foi Lua Nova na casa da minha prima. Mas várias circunstâncias me levaram a assistir todos os filmes e no meio disso, sempre que assistia aos filmes, batia aquela vontadezinha de ler, e naquela época eu mal me interessava por livros.
Crepúsculo superou todas as minhas expectativas, desde as personagens (e minha nossa, como Robert Pattinson é maravilhoso em tudo o que faz!) até o enredo. Muita gente deve saber um pouquinho da história, por causa dos filmes, mas muitas pessoas tem a opinião errada sobre a história. Sim, é uma história romântica e tem como narradora uma adolescente insegura e desastrada, e eu acho que é por isso que muitos tem a opinião errada de que "foi feita para garotas inseguras, desastradas e que estão na puberdade com os hormônios a flor da pele" ou que "é uma história para garotinhas", mas o que essa história me mostrou em vários pontos foi que, nem sempre nos vemos da maneira certa, Bella se vê como um ser humano desastrado, mas seus pais como uma garota especial e inteligente (e tudo aquilo que nossos pais pensam sobre nós :9), mas Edward e várias outras personagens a veem como uma garota inteligente, tímida e bonita (e com um cheiro ótimo). E não é só Bella que se vê do jeito errado, isso também acontece com Edward, que se vê como um monstro, totalmente o contrário do que sua família e Bella pensam dele.
A narração é incrível, tem aquela pontinha de escrita de fanfic, mas de um jeito bem mais surpreendente. A escritora nos leva a sonhar, pensar e a ansiar mais pela história. Quando eu li, era como se eu sentisse o que a Bella sentia, assim como ela, esperava pelas partes do livro em que Edward aparecia, cada vez querendo mais ver ele (e achar um fora das páginas, alguém, por favor, pode providenciar um pra mim?). A narração chega a ser tão espetacular que eu, uma amante do verão, depois que terminei a leitura estou até gostando mais do rio e da umidade, não vejo a hora de realmente chegar o inverno e as estações pararem de trocar seus turnos.

Se eu não tivesse assistido a todos os filmes eu provavelmente ficaria incrivelmente curiosa com o final do primeiro livro, que não é surpreendente, mas, embora já tenho assistido aos filmes, ainda me deu vontade de já pegar o próximo para ler.
No livro há romance, comédia, ação, drama, gêneros para todos os gostos, mas o que predomina mais é o romance.
As personagens são descritas muito bem, os lugares em que elas frequentam também. Tudo é detalhado de forma agradável, a escritora nos descreve só o necessário para termos uma visão do espaço e tempo, e para dar aquele ar de "vampiros incríveis" a autora sempre descreve os olhos de Edward e como ele está, assim como descreve sua família, um exemplo é a Alice, que ao invés de dizer que ela anda, diz que ela dança, de tão graciosa que é.
Concluo que é um ótimo livro, mas acho que em alguns pontos poderia haver menos drama (o tradicional drama time das histórias românticas), os personagens são incríveis, bem desenvolvidos, assim como a narrativa, pretendo ler o próximo livro assim que possível, ou seja, talvez tenham mais uma resenha disponível em breve (:

Nota:

Arte do livro: 7/10
Sinopse e título: 8/10
Narrativa: 9/10
Personagens: 9/10
Custo: 10/10

Média: 43/50

Imagens da minha edição:


Capa
Sinopse
Quando um capítulo é finalizado o outro já vem em seguida, na mesma página.
Box por R$: 30,00 na submarino.

Espero que tenham gostado,
bia (:

Recomendamos

0 comentários

Posts Populares

recent posts

Formulário de contato