5 motivos 5 motivos para ler

5 motivos para ler

10/26/2015 09:06:00 PMBia Coelho



Olá!
Sim, eu sei que talvez você que está lendo pode achar que ler não é algo tão legal assim, que é uma coisa que a escola te obriga a fazer (isso quando você faz), mas veja só, você está lendo este post, e um blg também é uma forma de leitura. Se você, que diz a si mesmo e ao mundo, que não gosta de ler, mas está aqui, sua situação não é tão ruim, mas sinto-lhe informar que não é uma das melhores. Não ler não é algo descolado, nem legal, é meio idiota, até. Mas se você que está lendo este post e gosta sim de ler, parabenizo você. Mas se você aí, não gosta de ler, mas lê por obrigação porque sabe que é importante, você não é tão idiota assim. Sério, me desculpem pelos julgamentos, mas é a pura verdade e, com certeza, não sou só eu que te vejo dessa forma, e se você não quer ser visto assim, ou quer dar uma chance para a leitura, vou te mostrar 5 motivos para ler, quero tentar convencer você, que lê por obrigação e que não gosta de ler, que a leitura pode ser bem mais do que você imagina, e para você, que já gosta de ler, eu quero reafirmar sua certeza de que ler é algo extraordinário. Espero mudar algumas opiniões, e quem sabe, achar umas pessoas que pensem contra, se algum dos casos acontecer com você, me deixa um argumento seu aqui em baixo ou em alguma de nossas redes sociais, debater sobre isso é algo interessante. Mas chega de papo, borá lá?

1. Criatividade

Tem como você desenvolver seu lado criativo de diversas maneiras, mas eu diria que uma das mais importantes, desde criança, é a leitura. Vai me dizer que você nunca viu uma criança fascinada com algum livro super colorido? É ai que a nossa curiosidade começa a aparecer, já podemos começar a desenvolver a criatividade desde pequenininhos, e isso pode continuar, desde que com a influência certa. O que importa é que se seus pais não te influenciarem a este hábito, provavelmente alguns professores seu vão, escute-os (família, professores, etc), porque ler não vai apenas te fazer ir bem numa prova de literatura, pode te fazer ir bem em tantas outras coisas. Várias profissões exigem criatividade, como marketing e até mesmo colunistas, além de você precisar da inspiração, você também precisa da criatividade para desenvolvê-la, e a leitura te ajuda com isso. 

Fonte
2. Conhecimento

A leitura faz com que você viva outras histórias, e isso consequentemente faz com que você tenha outros tipos de experiências dentro da sua cabecinha, e isso pode te salvar na vida real. Livros, todos os tipos, trazem algum tipo de informação, e com o tempo você vai adquirindo e formando um conhecimento próprio, tanto para a vida familiar tanto para a vida no trabalho. Nunca se sabe quando numa entrevista de emprego vão te perguntar sobre uma grande obra literária ou quando uma garota vai esperar que você cite um romance. Você saber algumas coisas a mais do que te ensinam na escola, na faculdade ou em casa, vai fazer você se destacar.


"Ler fornece conhecimento à mente. Pensar incorpora o que lemos." 
John Locke

3. Humanidade

Como citei no tópico acima, os livros fazem com que você se coloque no lugar de outras pessoas (personagens no geral) e, consequentemente, ter outros tipos de experiências que você talvez não teria na vida real, e isso faz com que você possa ver através dos olhos de uma outra pessoa, uma outra cultura, um outro lugar. Faz com que você entenda que os problemas do outro lado do mundo não são tão simples para as pessoas que convivem com eles, faz com que você reveja seus pensamentos sobre coisas que você faz no dia a dia, um exemplo disso é: como reclamar de um governo corrupto se você joga lixo na calçada daquele vizinho chato?
Além de você entender e ver por um outro ângulo o problema alheio, faz com que você valorize o que já tem, faz com que você fique mais "manteiga derretida", mais sentimental, e nesse mundo de corações de pedra e notas de cem em que vivemos hoje, isso não é algo ruim.

4. Hábitos

No tópico acima eu mostrei um pouco em como a leitura faz com que você veja as coisas por um outro ângulo e faz com que você mude seus hábitos, e alguns destes hábitos (além dos sentimentais para com o próximo) são na forma de viver, na forma de falar, escrever, ler. Um exemplo disso pode ser: toda sala tem aquele aluno que lê mal pra caramba, faça-o gostar de ler e dê-lhe 6 meses, suponhamos que ele leia 6 livros nesse tempo, ela já estará lendo, escrevendo e falando de forma diferente. Ou seja, a leitura te deixa mais "culto", além de te dar mais informações (tópico 2), ela também te dá essas diferenças no modo de falar, ler e escrever, e que se uma pessoa "mais importante" na sociedade, digamos assim, notar estes hábitos, vai te ver com outros olhos, talvez como aquela pessoa esperta que aproveita as oportunidades que tem enquanto elas ainda estão ali, na sua frente. Suas redações serão melhores, a maneira como falar com os outros e também a maneira de ler, vão mudar completamente.

5. Própria opinião

Com toda essa bagagem que a leitura trás, ela não poderia deixar de trazer algo muito importante: a opinião própria. A leitura vai fazer com que você pense diferente e conclua as coisas de maneira divergente, vai fazer com que você veja as coisas de outra maneira, exatamente da maneira contrária que a mídia e o governo quer que você veja. Não é de hoje, nem de ontem que isso acontece, isso ocorre desde o início da sociedade, os "mais fortes" querem controlar os "mais fracos", só que hoje não tem mais essa coisa de mais forte e mais fraco, e sim dos mais espertos. Como meu pai diz "o mundo é dos mais espertos", e eu concordo plenamente com ele, hoje se você quiser se destacar você não pode se dar ao luxo de "pensar" como todo mundo, se você realmente quiser crescer, tem de ser mais esperto daqueles que já estão lá em cima, e isso faz com que você realmente tenha que pensar de maneira diferente, e a leitura te proporciona isso, te proporciona uma visão de vários ângulos, isso faz com que você tenha uma opinião geral, que se você usar com sabedoria, irá conseguir crescer sem ter de passar por cima de ninguém, apenas com a inteligência (;

Fonte
Como você leram, cada tópico leva a outro, uma verdadeira "Maria vai com as outras" :9 Eu tentei mostrar um pouco da minha opinião em cada tópico e também exemplificar como a leitura pode ajudar no dia a dia, e também tanto no crescimento financeiro tanto no crescimento emocional. 
Espero que tenham gostado e se pensa diferente, ou eu dei aquele empurrãozinho para você começar a ler, ou você também só gostou de ler o post, deixa um comentário (: A opinião dos leitores são sempre importantes. Temos twitter, facebook, instagram e e-mail, e também a caixa de comentários abaixo do post. Obrigada por lerem!

Beijos,
bia

Recomendamos

0 comentários

Posts Populares

recent posts

Formulário de contato