benefícios da leitura entretenimento

Benefícios da leitura

9/08/2015 05:20:00 PMMichelle Gravatim

Olá pessoal! Hoje estou aqui para falar de um assunto que eu gosto muito: ler! Desde pequena, eu sempre gostei de ler livros por diversão, porém tem pessoas que não conseguem ler sem ser por obrigação. Este post é destinado para que eu liste alguns dos muitos benefícios da leitura e sentimentos que só leitores entendem.

1 - Provas e escola 
Quando temos o hábito de ler, temos muita facilidade com provas de interpretação de texto, literatura, redações e línguas em geral, pois já estamos acostumados com a estrutura de textos e, por muitas vezes lermos histórias de ficção, acabamos nos tornando criativos.

2 - Mente aberta  
Acho que todo leitor já passou pelo sofrimento de não gostar de algum personagem. Algumas vezes, porém, esses personagens têm motivos para agirem da maneira que estão agindo e acabam nos convencendo de sua "inocência". Bom, um dos melhores benefícios da leitura é fazer com que nós possamos ver diferentes pontos de vista em diversas situações e tenhamos a mente aberta em relação às diferenças. Por exemplo, se o livro é narrado em primeira pessoa (o personagem narra), nós podemos ver diversas maneiras de pensar e acabamos nos tornando pessoas mais compreensivas, na maioria das vezes.

3 - Sentimentos
Os livros têm a incrível capacidade de fazer com que sintamos os mais variados sentimentos em poucas páginas. Um exemplo disso é quando simplesmente começamos a rir com uma piada que o escritor ou personagem fez ou quando começamos a chorar por nosso personagem favorito ter morrido ou sofrido algum tipo de decepção. É, na minha opinião, um sentimento maravilhoso sentir-se conectado com personagens pela descrição do que eles estão sentindo ou pensando. É como se tivéssemos mais um amigo.

4 - Imaginação
Ao lermos um livro imaginamos todas as cenas em nossa cabeça, como em um filme. A melhor maneira de descrever o quanto isto é verdade é quando acabamos um livro e ficamos sentados, olhando para o nada como se a vida não fizesse mais sentido e precisássemos nos desconectar daquele mundo imaginário que estávamos alguns minutos atrás. Podermos viajar sem sair do lugar sim, através da leitura.

5 - Problemas 
O livro, muitas vezes, funciona como nosso psicólogo. Não que ele converse com a gente, muito longe disso, porém, ele nos ajuda a resolver problemas e fazer com que nos tornemos pessoas mais sábias. Ao vermos um personagem cometendo um erro, automaticamente tentamos não repetir aquilo, para que não soframos as mesmas consequências. Também existem livros que indiretamente nos dão conselhos, pelo personagem estar passando pela mesma situação que você.
Por esses e muitos outros motivos acredito que todos deveriam dar uma chance para a leitura e possam viver tudo isso que citei acima.

Espero que tenham gostado.
/mic

Recomendamos

0 comentários

Posts Populares

recent posts

Formulário de contato