água dicas

Dicas para a economia de água

8/23/2015 10:00:00 AMAmábile Prá

Oioi, como vão vocês? Na postagem de hoje eu vou falar sobre um assunto muito importante, a água. Todo mundo sabe que devemos economizar água, mas nem todos sabem como aplicar essa economia no dia a dia e é isso que estarei explicando aqui!



1- Escovando os dentes
Feche a torneira ao escovar os dentes. Essa é bem básica e aposto que seus pais te dizem desde pequeno e bom eles estavam certos! A torneira aberta pode consumir 2,4 litros por minuto, se você escovar os dentes muito bem vai demorar por volta de 5 minutos gastando cerca de 12 litros, quando você poderia consumir menos de 2,4 litros apenas abrindo para limpar a escova e enxaguar a boca!

2-Tomando banho
Tente tomar banhos de 5 a 15 minutos e desligue o chuveiro ao se ensaboar ou lavar o cabelo! A cada minuto desnecessário com a torneira aberta você estará gastando entre 3 e 9 litros de água. Essa preciosidade indo direto pro ralo!

3-Vaso sanitário
O vaso sanitário não é lixo, então não jogue papel higiênico, absorvente ou qualquer outro material nele, pois além da possibilidade de entupir será usado ainda mais água na descarga.

4-Lavando louça
Passe um pouco de água nas louças para facilitar a remoção das sujeiras, ensaboe tudo e só então enxague. Ensaboar e enxaguar a louça uma por uma é perda de tempo e água! Se você tiver uma lava louça provavelmente sabe que ela gasta menos água, porém não é desculpa para ligá-la com dois pratos dentro! Ligue-a apenas quando estiver cheia ou quase.

5- Áreas externas
NUNCA lave sua calçada com mangueira, use no máximo um balde de água e uma vassoura!
No jardim ou horta, regue suas plantas ao nascer ou pôr do sol, pois as temperaturas estarão mais amenas e não vai haver ação direta do sol, então água demorará mais para evaporar.

6- Lavando o carro
O ideal é lavar o carro usando uma balde, mas se você more em apartamento fica difícil. Então uma alternativa é levar o carro em lavagens à seco ou com pouco uso de água, provavelmente terá alguma na sua cidade ou em alguma próxima!

7- Vazamentos
É essencial consertar qualquer e todo tipo de vazamento de água na sua casa, desde uma torneira "frouxa" que fica pingando a um cano furado! Por mais pequeno que seja o vazamento água estará sendo desperdiçada.

8- Informe-se
Em algumas cidades no Brasil, o esgoto é despejado em rios e até mesmo no mar sem tratamento algum, enquanto cidades brasileiras jogam lixo em seus rios e mares, alguns países e cidades (algumas até mesmo no Brasil) estão realizando tratamento no esgoto até ele tornar-se água própria para consumo. Informe-se como é despejado o esgoto de sua cidade e se for de maneira inadequada procure a prefeitura ou algum órgão da sua cidade para sugerir medidas melhores, não só para o esgoto, mas para descontaminação de rios e lagos, conscientização sobre a água em escolas e empresas.
Caso você tenha uma ideia, um projeto ou uma solução para ajudar o mundo contate a página no facebook do "Movimento QueroQuero" clicando aqui! "Querer é fazer!"


Alguns dados importantes:
  • 12% do reservatório mundial de água superficial doce do mundo está no Brasil. E é mal cuidado!
  • 70% da superfície terrestre é coberta por água, porém, apenas 1% deste total é potável.
  • Apenas 10% da água potável é utilizada domesticamente. 69% na produção agrícola e 21% na indústria. Mesmo assim é importante economizar!

Podemos até pensar que se a indústria e a agricultura utilizam tanta água por que não podemos demorar um pouco a mais no banho. É de passo em passo que mudaremos o mundo, se cada um fazer sua parte, incluindo empresas agrícolas e industriais, tudo será mais fácil!
Espero que as dicas sejam seguidas e que tenham sido boas!

Beijos, Mabi.

Recomendamos

0 comentários

Posts Populares

recent posts

Formulário de contato