aborto debates

Legalização do aborto, opinião contrária e favorável

5/11/2015 10:33:00 PMFeitas de Vidro



Para esse primeiro post da seção "Os Dois Lados da Moeda" resolvemos postar sobre a legalização do aborto no Brasil. A Fabi escreveu um texto sobre porque ela é contrária à essa ideia e eu, Mabi, sobre porque sou favorável.

Opinião Favorável:
Aborto. Para muitos esse assunto é algo proibido, entenda o porquê de algumas pessoas serem a favor da legalização desse “tabu” brasileiro. Não estou aqui para dizer se eu acho certo ou não, apenas dizendo que o Estado devia proporcionar condições adequadas para essas mulheres.
O aborto acontece, você querendo ou não, dados mostram que 800 mil a 1 milhão mulheres realizam o aborto no Brasil por ano. Você pode pensar “Mas isso só são dados, não quer dizer que seja algo bom”, não estou aqui para dizer se é algo bom, até porque nunca passei por isso, mas duvido muito que seja bom já que no Brasil não há o apoio do governo para essas mulheres.
Milhares de mulheres morrem por ano em clínicas clandestinas, fazendo algo que deveriam ter direito, cuidar do corpo delas e, ainda, são tratadas como bandidas, pois o Estado dá dois caminhos à essas mulheres: morte ou cadeia. Deixe de lado suas crenças e pense como um todo, por que essas mulheres não devem ter o direito de abortar? Não vale dizer que se legalizar todos vão começar a abortar ou que elas deviam ter se prevenido. Vamos pensar em outro caso polêmico, se legalizasse a maconha você começaria a usar se não quisesse? Ocorre o mesmo no caso do aborto. Mesmo que o casal se previna, há 5% de chances que dê errado. E em países onde é legalizado, as chances das mulheres morrerem durante o processo são mínimas, elas deviam ter chance de escolher ter filhos ou não, sem consequências ou pensamentos como “Talvez eu morra durante o procedimento, ou eu vá presa”.
Vamos imaginar um caso, uma universitária foi um desses 5%, ela ainda tem toda sua vida pela frente e nenhuma condição financeira ou emocional de criar uma criança. Num país desenvolvido, onde o aborto é legalizado (EUA, maior parte da Europa, Rússia, grande parte da Ásia), essa mulher poderia ir ao sistema de saúde e realmente exigir por sua saúde. Já no Brasil, essa mulher é submetida à uma vida que não queria ou à uma clínica clandestina onde ela pode morrer, pelas condições horríveis, ou até ser presa, já que (absurdamente) abortar é algo ilegal.

Você tem direito sobre o próprio corpo. Por que elas não deveriam?

Links interessantes sobre o assunto:
Por Amábile.

Opinião Contrária:
Muitas pessoas me perguntam porque eu sou contra o aborto. Não, não é nada por causa da igreja, é simplesmente pelo motivo pessoal de que: eu não gostaria que fosse eu. Eu não consigo imaginar uma criança não nascendo. Para mim, é como se fosse uma vida sendo tirada, e na minha opinião, o maior direito de todos é ter o direito de viver. Algumas pessoas que eu conheço me falam: - Mas Fabiana, essa criança não vai ser amada! Ou ainda: - Mas ela irá para um orfanato! E eu sempre digo: eu sei, mas eu iria preferir não ser amada ou ir para um orfanato do que não ter a chance de viver. Não ter a chance de recomeçar. 
Existe apenas um caso que eu acho o aborto aceitável: estupro. Eu imagino que deve ser muito difícil para uma mulher carregar o filho de seu estuprador, mas eu tentaria pelo menos levar a gravidez ao final, e depois daria a criança para a adoção. Eu sei que a minha opinião pode ser meio controversa, mas pense: a pessoa só engravidou porque ela quis. Hoje em dia existem milhares de meios de se prevenir contra uma gravidez e eu sempre digo para as pessoas que eu conheço: só faça sexo a partir do momento em que você acha estar preparado para ser pai ou mãe. Por isso, termino esse texto dizendo: assuma as suas responsabilidades e acima de tudo pense: e se fosse você? E se você fosse aquele bebê? 

Por Fabiana.

Lembre-se as postagens nessa seção sempre serão com opiniões divergentes, trate com educação e respeite aquele que tem opinião contrária a sua.

/Mabi

Recomendamos

0 comentários

Posts Populares

recent posts

Formulário de contato